sábado, 12 de janeiro de 2013

2013: ano internacional da cooperação pela água


O ano de 2013 foi declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o ano internacional da cooperação pela água, esse importante recurso natural que não é infinito e precisa ser preservado.
A própria ONU estima que um bilhão de pessoas não tem acesso ao abastecimento de água suficiente. A chamada água doce está sob a pressão do crescimento populacional e da demanda de usos agrícolas e industriais.
A preservação de Áreas de Proteção Permanente (APPs) no entorno dos cursos d’água é medida importante para preservar esse recurso natural. A vegetação é uma proteção natural desses rios e a manutenção destas áreas permeáveis minimiza riscos de enchentes.
A preservação das matas ciliares é fundamental para preservação da água doce. Elas são consideradas como uma espécie de ‘filtro’, melhorando a qualidade da água. Também contribuem para a formação de chuvas locais e as raízes de suas árvores seguram o solo das margens, evitando assoreamento dos rios.
Temos um programa chamado Florestas da Gente, que une quem precisa recuperar áreas com quem precisa ou quer plantar. Já plantamos, com a empresa Elavon, centenas de mudas adultas na margem direita do rio Paraíba do Sul, recuperando parte de uma APP em estado de degradação na cidade de Jacareí. Na região de Bauru, estamos em fase de levantamento de dados para promover, através do programa, a recuperação de parte da bacia do Rio Batalha, que corta o centro do Estado de São Paulo.
Plantar ou replantar árvores nativas nestas áreas significa preservar nossa água e a vida.
Paulo Franzine
Diretor Florestas Inteligentes

http://florestasinteligentes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário