terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Festival de Música Barroca revive Brasil Colonial em Alcântara


Comente agora

A música dos tempos do Brasil Colônia em uma das cidades mais antigas do país. As belezas dos casarios e das ruínas históricas de Alcântara, no Norte do Maranhão, deram ainda mais inspiração aos músicos que se apresentaram para um público atento. No repertório, canções francesas e italianas, do século XVI, e de Portugal e do Brasil, no século XVII.

O Grupo Quadro Cervantes, do Rio de Janeiro, fez um concerto de cantos da Idade Média, do Renascimento e do Barroco Europeu. No palco da Igreja do Carmo, que tem mais de 300 anos, se apresentaram músicos franceses e argentinos impressionados com o acervo tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional.

"Essa sensação do antigo que ficou aqui, simplesmente, é único. Eu acho que jamais estive em um lugar assim em toda a minha vida", exaltou o músico Juan Manuel Quintana.

Durante mais de um século, a música barroca embalou saraus nos casarões da cidade, moradas de nobres portugueses no Brasil Colonial. O festival trouxe de volta a magia das canções antigas para as noites de Alcântara. Mais de 30 grupos estiveram no Maranhão e se apresentaram ao mesmo tempo em quatro cidades, levando a beleza e a simplicidade da música barroca para ao interior do Brasil.
"O final da Renascença, a época da glória, da exuberância, que tem tudo a ver com o Brasil. O barroco, aqui, se encaixou muito bem", explicou o diretor do Festival de Música Barroca Bernard Vassas. "Esse ambiente que nós temos aqui em Alcântara nos resume exatamente esses dois opostos. Do lado mais refinado com uma coisa bem popular, da terra", completou o músico Mário Orlando.

http://g1.globo.com/ma

Nenhum comentário:

Postar um comentário