terça-feira, 12 de julho de 2011

“Plantas Úteis do Maranhão” é lançado na SBPC, em Goiânia

O livro é dos pesquisadores Claudio Urbano, Naíla Araújo e Galdino Arouche.

SÃO LUÍS - O lançamento do livro “Plantas úteis do Maranhão - Região da Baixada Maranhense”, dos pesquisadores Claudio Urbano, Naíla Araújo e Galdino Arouche, movimentou na tarde de segunda-feira (11), o estande da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), montado na Expot&C - uma das atrações da 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
O evento ocorrerá até sexta-feira (15), no campus da Universidade Federal de Goiânia (GO). Durante toda a semana, no estande da Fapema, haverá lançamentos de livros de pesquisadores maranhenses apoiados pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sectec) por meio da Fundação.


Para a acadêmica Jessica Viana, de Santa Catarina, o evento é uma oportunidade de conhecer as produções de outros estados. “Esse é um livro muito interessante, que não teria oportunidade de conhecer se não tivesse sido lançado aqui”, destacou.


A obra tem 260 páginas e traz uma caracterização da região da Baixada Maranhense quanto às suas principais unidades de paisagem e tipologias de vegetação.
Nos capítulos seguintes, 153 espécies vegetais da região são agrupadas por formas de crescimento (árvores, palmeiras, arbustos, ervas e trepadeiras), mostrando as principais características de cada uma quanto à botânica, ecologia, ocorrência no Brasil e na região.


“Elas estão listadas principalmente pela utilidade que têm para a região da Baixada Maranhense”, explicou Claudio Urbano. A expectativa do autor é que a obra seja uma referência para os estudantes e estudiosos do Maranhão.


A obra, segundo o autor tem o propósito de somar nesse esforço de aproveitamento de recursos naturais, no caso especifico do livro, das plantas da região da Baixada Maranhense. Durante a semana serão lançados ainda os livros “Uma Viagem pela Idade Média - Estudos Interdisciplinares”, com a autora convidada Adriana Zierer; “A Imagem na Idade da Mídia: mediações na imagem e o popular contemporâneo”, organizado por Marcus Ramúsyo; “Maranhão - ensaios de biografia & história”, de autoria de Yuri Costa e Marcelo Cheche Galves; e “Pesquisadores do Maranhão”, organizado pela Fapema.

Atrações

Além dos lançamentos de livros, o estande da Fapema abriga exposição de revistas, folderes, vídeos e documentários sobre São Luís.
A apresentação do estande é um convite para os participarem da SBPC de Goiânia participem, em 2012, da próxima edição da reunião, que será realizada em São Luís, no campus da Universidade Federal do Maranhão (Ufma). O layout do estande mostra fotos dos Lençóis Maranhenses, cachoeiras de Itapecuruzinho, Floresta dos Guarás, casarões de azulejos da Praia Grande e de manifestações culturais como o bumba-meu-boi. Os visitantes ficam atraídos pelas belezas e muitos param para tirar fotos.
 
Po: Imirante
http://imirante.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário