terça-feira, 1 de março de 2011

Prefeitos da Baixada Maranhense apresentam demandas à SAGRIMA

Prefeitos e secretários municipais de municípios que compõem o Consórcio da Floresta dos Guarás reuniram-se nesta segunda-feira (28/02) com o secretário da Sagrima, Cláudio Azevedo e o secretário adjunto, Raimundo Coelho de Sousa para discutir parcerias entre os órgãos.

Na reunião, que aconteceu no gabinete da Sagrima, foram discutidas e apresentadas as potencialidades da região, que se destaca pelo cultivo de mandioca, arroz, fruticultura e pesca. Projetos de construção de uma fábrica de gelo, de um terminal pesqueiro e a reativação de uma fábrica de beneficiamento de pescado foram algumas das reivindicações apresentadas durante a reunião.
Os municípios que integram o Consórcio da Floresta dos Guarás, criado no ano de 2008, são: Central do Maranhão, Guimarães, Cedral, Mirinzal, Porto Rico, Cururupu, Serrano do Maranhão, Bacuri e Apicum Açu.


Ao final do encontro, o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Cláudio Azevedo, informou que acontecerá, no final do mês, uma reunião com os prefeitos e secretários municipais, onde também participarão os gestores da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e da Embrapa Cocais e Planícies Inundáveis.

Cláudio Azevedo solicitou que os representantes do Consórcio da Floresta dos Guarás elaborem um documento oficializando as demandas apresentadas. “A governadora Roseana Sarney está muito empenhada em desenvolver esta região”, ressaltou Cláudio Azevedo, que recentemente acompanhou a governadora na inauguração da estrada que liga o município de Bacuri a Apicum Açu.

Para o presidente do Consórcio da Floresta dos Guarás e prefeito de Guimarães, Padre William Guimarães Silva, a reunião foi positiva. “Nós discutimos ideias e tivemos conhecimento de alguns projetos da Sagrima e acredito que a parceria entre as prefeituras e o governo estadual vai possibilitar o desenvolvimento da nossa região”, avaliou ele.



Também participaram da reunião os prefeitos de Bacuri, Washington Luís de Oliveira; de Cururupu, José Francisco Pestana; de Central do Maranhão, Irã Monteiro Costa e os secretários municipais de São João Batista, José Luís Fernandes Ribeiro e de Apicum Açu, Wesley Monteiro.


fp3Dentre as ações da Sagrima, foram apresentados os projetos de regularização das embarcações pesqueiras e o Viva Pesca Cidadã, realizado em parceria com a Capitania dos Portos do Maranhão e o Ministério da Pesca e Aquicultura.

A previsão é de que as reuniões para divulgação das ações nos municípios do litoral maranhense aconteçam ainda neste mês de março. Nos projetos são desenvolvidas ações voltadas para a legalização das embarcações pesqueiras, curso de formação de aquaviários e emissão de documentos para pescadores.
Por: Sagrima
http://www.ma.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário