segunda-feira, 29 de março de 2010

O Governo Estadual e as Reentrâncias


Durante o mandato do ex-governador Edson Lobão, e dentro do entendimento do governo brasileiro sobre o que tratou uma Convenção há mais de duas décadas acontecida na cidade iraniana de Rhansar, quanto à necessidade do reconhecimento como de interesse mundial a manutenção das Reentrâncias Marinhas, localizadas em vários continentes. As quais, diretamente são responsáveis pelo funcionamento dos vários ecossistemas envolvidos, e no conjunto com outros fatores naturais, tecnicamente contribui para o equilíbrio ambiental do planeta. Cabendo ao governador da época, acima citado, decretar como área de preservação ambiental as nossas reentrâncias marinhas, ocupando uma vasta área localizada no litoral ocidental, abrangendo alguns municípios, inclusive o de Mirinzal.


E desde então, as reentrâncias marinhas maranhenses diante de sua importância contributiva para o equilíbrio ambiental do planeta, supostamente “está protegida” pelo tal do decreto estadual, pouco importando a sua preocupante realidade em termos de gradativa degradação; assoreamento; desmatamento; poluição; contaminação; além de inúmeras espécies marinhas apresentarem dificuldades em utilizar como berçário os próprios manguezais.

Essa há bastante tempo é a realidade das nossas reentrâncias marinhas, as quais mesmo se tratando de um assunto oportuno, depende a sua manutenção de aprovação de Lei pelas nossas Casas Legislativas superiores, por tratar de Biodiversidade. Somado ao fato de que há décadas não temos parlamentares trabalhando a questão, demonstrando em comum um descompromisso para o assunto, no caso das nossas reentrâncias marinhas, que já apresentam uma significativa diminuição dos recursos naturais outrora abundantes, mas que na atualidade já compromete a subsistência de grande parte das populações envolvidas, prejudicando a própria economia.

Quiçá seja a importância destas nossas reentrâncias marinhas, que bem poderia estar interagindo com a melhoria da questão ambiental do planeta, mas que comprovadamente compromete a sobrevivência das populações, a própria administração e a exploração sustentável dos recursos naturais desses municípios localizados na região do litoral ocidental, e igualmente compromete outra dezena destes na circunvizinhança, sejam estes fatos, objetos de preocupação da governadora Roseana, no sentido de que seja determinado ao titular da pasta do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, imediatas providencias a respeito.

Por: movimento pro-desenvolvimento meio ambiente terras e pesca da baixada e litoral ocidental do maranhão, e outros*, e-mail: baixadaelitoralocidental.ma@hotmail.com)


http://reentrancias-ma.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário