Em meio às comemorações da Semana da Água de 2012, uma série de atividades estão programadas para acontecer em Brasília por meio das parcerias entre o Governo Federal, o Governo do Distrito Federal e demais instituições (saiba mais aqui). Dentre as atividades programadas, destaca-se o Seminário “Prioridades do Plano Nacional de Recursos Hídricos para 2012-2015 e Boas Práticas de Gestão”, que será realizado em auditório instalado na área da Torre de TV, próximo à Praça das Fontes, na noite do dia 20 e manhã do dia 21 de março. No dia 20, a partir das 19 horas, também estão previstos os lançamentos da publicação “PNRH: Prioridades 2012-2015” (que reúne os resultados da primeira revisão do Plano Nacional de Recursos Hídricos, aprovada pelo CNRH em dezembro de 2011), e dos estudos da “Matriz de Coeficientes de Consumo de Água na Indústria e na Irrigação”, resultantes da parceria entre a Fundação Banco do Brasil (FBB), a Fundação Arthur Bernardes (FUNARBE) e a Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente (SRHU/MMA). Também será disponibilizado para o público o Sistema de Informações do PNRH e serão lançadas outras publicações da FBB sobre “Água, Mudanças Climáticas e Tecnologias Sociais” e “Recuperação de Áreas Ripárias”, esta em parceria com a Embrapa.
Na noite do dia 20 o seminário terá apresentações sobre Boas Práticas de Gestão de Recursos Hídricos e, na manhã do dia seguinte (21), uma mesa redonda sobre os Desafios e Perspectivas da Implementação do Plano Nacional de Recursos Hídricos. Também no dia 20, de 9 às 18 horas, reúne-se em Brasília o Conselho Nacional de Recursos Hídricos - CNRH (saiba mais em: www.cnrh.gov.br).
A publicação “PNRH: Prioridades 2012-2015” representa a consolidação dos resultados da primeira revisão do PNRH, prevista para ocorrer a cada quatro anos (Resolução CNRH N° 58), apontando prioridades que orientarão a implementação da Política Nacional e as atividades do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh) para o quadriênio seguinte, considerando que o PNRH é um instrumento de gestão “multidisciplinar, dinâmico, flexível, participativo e permanente” (PNRH, 2006), que envolve uma rede de instituições e um amplo leque de iniciativas em prol do alcance dos seus objetivos estratégicos, relacionados (i) à melhoria das disponibilidades hídricas; (ii) à redução dos conflitos pelo uso da água e dos eventos hidrológicos críticos e (iii) à valorização da água com um bem socioambiental relevante.
Aprovado por unanimidade pelos conselheiros, o referido documento serviu de base para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) do Governo Federal do próximo quadriênio, definindo uma agenda transversal da água. O PNRH também integra a agenda positiva do Brasil para ser apresentada na Rio+20, pelo cumprimento da meta nº 26 da Conferência Rio+10, realizada em Joanesburgo, em 2002.
LEIA TAMBÉM
Dia Mundial da Água 2012: tema será “água e segurança alimentar”
Saberes do Prata mostra relação do Plano de Recursos Hídricos (BR) ...
Conselho aprova prioridades do Plano Nacional de Recursos Hídricos
Câmara Técnica recomenda ao CNRH aprovação de prioridades do PNRH p...
http://comunidadedasaguas.ning.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário