Foto: arquivo Fórum Carajás
O Maranhão continua entre os estados com o maior número de Comunidades camponesas em conflito para garantir a posse das terras tradicionalmente ocupadas. Em 2010 foram mais de 170 comunidades em conflito com latifundiários, dessas pelo menos 51 quilombolas. É claro que os registros são uma amostra de realidade conflitiva. Somente no INCRA-MA estão abertos mais de 250 processos com pedidos de titulação de territórios quilombolas.
A Baixada Ocidental Maranhense é um grande Território Étnico de Comunidades Tradicionais a ser reconhecido e titulado pelo Governo Brasileiro em cumprimento ao art. 68 do ADCT: “os remanescentes das comunidades dos quilombos que estejam ocupando suas terras é reconhecida a propriedade definitiva, devendo o Estado emitir-lhes os títulos respectivos”.
Nesse sentido o MOVIMENTO QUILOMBOLA DA BAIXADA OCIDENTAL MARANHENSE está organizando uma Caravana com destino a São Luís, com o objetivo de Discutir com os órgãos fundiários – ITERMA E INCRA - procedimentos para regularização de seus TERRITÓRIOS QUILOMBOLAS.
Serviço
O quê: Caravana Quilombola
Quando:
12 de abril de 2011
Audiência- INCRA, às 9hs
Audiência - ITERMA, às 15hs
16:00 Palácio dos Leões e TJ-MA: 01 minuto de SILÊNCIO PELO FIM DA IMPUNIDADE, ÀS 17:30
Mais informações: (98)– 3381 1448 \ CPT Pinheiro
Por: CPT/MA
www.forumcarajas.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário