Zona Úmida é toda superfície coberta por água, de forma permanente ou temporária, com água parada ou corrente, doce, salobra ou salgada. No caso das áreas marinhas, são consideradas como Zonas Úmidas aquelas que tenham profundidade menor que seis metros na maré baixa. Estão incluídos os charcos, mangues, pântanos, rios, estuários e águas costeiras de pouca profundidade espalhadas por todo o mundo, com exceção da Antártida. Essas áreas são consideradas como celeiros naturais de biodiversidade, armazéns naturais de diversidade biológica e exercem um papel importante para a estabilidade climática e algumas delas são as mais produtivas do mundo.
O Pantanal abriga uma fauna e uma flora consideráveis em variedade e abundância. Pouco povoada, a maior zona úmida do mundo conservou seus recursos naturais graças particularmente à pecuária, muito extensiva na região. Mas a monoprodução de gado encontra dificuldades econômicas que induzem uma transformação das formas de exploração, afetam o equilíbrio entre as atividades humanas e o meio e ameaçam a biodiversidade.
Wetlands and Forests, this is the theme for World Wetlands Day 2011, especially chosen because 2011 is the UN International Year of Forests. (2010 WWD slogan: Caring for wetlands – an answer to climate change.)
Fonte: Verbeat / AFNF / Ramsar
Nenhum comentário:
Postar um comentário