* Grupo: Uso Sustentável
* Instância responsável: Estadual
* Jurisdicao Legal: Amazônia Legal
Veja o mapa da UC:
http://mapas.socioambiental.org/website/uc_cons/viewer.htm?layers=1111111111111110111111&ActiveLayer=10&Query=polygon:ficha=782%20or%20polygon:ficha2=782&QueryZoom=Yes
Informações gerais
Extensão (ha): 2.680.910
Caracterização geral
Características A APA das Reentrâncias Maranhenses pode ser descrita como uma grande área, aproximadamente 254 Km de extensão, de costa baixa como uma série de ilhas, baías, enseadas e um complexo estuarino, interligado por canais chamados de "furos", os quais são recortados ainda mais por inúmeros igarapés, cobertos por manguezais, que hospedam várias espécies de peixes, crustáceos e moluscos como também aves, especialmente as migratórias, que buscam descanso, alimentação e local para reprodução. Também é local importante para a reprodução do Guará (Eudocimus ruber), ameaçado de extinção.
(Fonte: http://www.amazoniamaranhense.com.br/. Acesso em: 22/04/2010).
Situada no litoral ocidental do Estado entre a embocadura da Baía de São Marcos em Alcântara até a foz do rio Gurupi , as Reentrâncias Maranhenses, se estendem por 12 mil quilômetros quadrados e formam uma imensa região recortada por baías, enseadas, ilhas e manguezais. Foi transformada em Área de Proteção Ambiental em 1991 e também faz parte da Rede Hemisférica de Defesa das Aves Limícolas por ter importância fundamental para as aves migratórias. Atrações variadas são oferecidas para os turistas mais curiosos e com espírito de aventura, como passeios pela ilhas vizinhas do município de Alcântara, ou explorações marítimas mais ousadas, conhecendo ilhas, praias desertas e baías. A principal atração turística na região é a Ilha dos Lençóis, no litoral de Curupuru. Com uma beleza exótica o lugar oferece praias, dunas e lagoas cristalinas, é famosa por seus mistérios. Os quase 300 habitantes acreditam que lá vive um rei encantado conhecido por Dom Sebastião, que aparece nas noites de lua cheia, transformado em touro gigante. No dia em que um homem for corajoso o suficiente para ferí-lo na estrela brilhante que ostenta na testa, o encantamento se desfaz e o rei e toda a corte dele surgirão com todo o esplendor. A Ilha também é conhecida como "Ilha dos Filhos da Lua". Ali viveu, durante muitos anos, a maior colônia de albinos do mundo.
(Fonte: www.ilhadocaju.com.br/novaecoturismo. Acesso em: 22/04/2010).
Criado pelo Decreto Estadual n 11.901 de 11 de Junho de 1991 e reeditado em 09 de Outubro de 1991, com uma área de 2.680.911 hectares. Localizado no litoral ocidental maranhense, de Alcântara até a foz do Gurupi, englobando os municípios de Cedral, Guimarães, Mirinzal, Bequimão, Cândido Mendes, Turiaçú, Luís Domingues, Godofredo Viana, Cururupu, Bacuri e Carutapera. A região costeira é bastante recortada de baías, enseadas e estuários. Terra firme constituída na maioria de terras baixas e planas com pequenas elevações colinares, no município de Carutapera. Possui extensos manguezais com elevada produtividade pesqueira em toda costa ocidental maranhense, há abundância de aves litorâneas, algumas ameaçadas de extinção, como o guará que nidifica e reproduz na Ilha do Cajual, em Alcântara, e entre os mamíferos, encontramos os golfinhos e o peixe-boi. (http://www.maranhao.gov.br/turismo/chamadas/apas.php - acesso em 11/11/03).
Bioma
Bioma %
Amazônia 38.3 %
Zona Costeira e Marítima 61.7 %
Fitofisionomia
Tipologia %
Formações Pioneiras 38.3899993896484 %
Floresta Ombrófila Densa 0.17 %
Bacias
Bacia %
Gurupi 3,1 %
Itapecuru 0,16 %
Litoral Noroeste MA 32,9 %
Mearim 0,94 %
Oceano Atlântico 63,24 %
Atos Normativos
Atos normativos incidentes
Sobreposição
Nome da area Categoria Tipo Area % da area
Cururupu RESEX UC 183.222 6,83
*Observações
Segundo SIG/ISA apenas 37,38% da extensão da APA encontra-se na Amazônia Legal.
http://www.socioambiental.org/
Nenhum comentário:
Postar um comentário