Com o objetivo de estimular o diálogo sobre as Políticas Públicas das Juventudes (PPJs) no Maranhão com ampla participação popular dos movimentos juvenis, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv), realizará a segunda edição do ‘Conversando com as Juventudes’, no município de Viana, a 219 km de São Luís. A ação ocorrerá, nesta sexta-feira (15), às 8h, no Cunacus Eventos, Rua São Benedito S/Nº.
A ação, que ocorre de forma regionalizada e teve a sua primeira edição realizada na Região Metropolitana de São Luís, em fevereiro, reforça o compromisso da gestão estadual com os jovens maranhenses e com a inserção das juventudes na discussão e proposição de políticas públicas que contribuam para o fortalecimento do protagonismo juvenil no estado.
Com o tema ‘Avanços e desafios na busca de melhorias das Políticas Públicas de/com e para as Juventudes no Maranhão’, o ‘Conversando com as Juventudes – Região da Baixada’, segue o princípio estabelecido pelo próprio governador Flávio Dino, que tem na participação popular, o principal meio para o grande projeto de mudança que o Maranhão precisa. Além disso, a ação é um espaço oportuno para retomar a discussão sobre o Plano Estadual de Juventude.
Durante a manhã da sexta-feira (15), jovens dos 13 municípios que compreendem a regional de Viana, discutirão, de forma coletiva, estratégias para a construção de ações de resgate, autoestima, empoderamento e desenvolvimento sócio-político-cultural dos diversos segmentos que formam as juventudes. A ação estimulará a participação dos jovens no sentido de contribuir para os projetos que já estão sendo aplicados pelo Governo do Estado para melhoria da juventude maranhense.
Nesta etapa, serão contempladas pelo ‘Conversando com as Juventudes’, os municípios de Viana, Cajari, Penalva, Matinha, Olinda Nova do Maranhão, Vitória do Mearim, Arari, Pedro do Rosário, São Vicente Ferrer, São João Batista, Cajapió, Igarapé do Meio e Monção.
Metodologia
Os jovens serão divididos em sete grupos temáticos, a partir da proposta do Planejamento Estratégico da Seejuv, levantando os principais desafios enfrentados pela juventude da Regional e, propondo sugestões de enfrentamento com os temas: Participação e Monitoramento da Política de Juventudes; Segurança Pública, Defesa da Vida e Acesso à Justiça; Educação, Direitos Humanos e Novas Ideias Trabalho decente, Empreendedorismo e Economia Solidaria; Saúde Integral; Cultura, Esporte, Lazer e Comunicação; e Direito ao Território e Sustentabilidade. Após esse trabalho coletivo, cada grupo deverá apresentar a plenária as suas proposições, a fim de que a própria juventude elenque as demandas prioritárias da região.
Juventudes
Os movimentos e organizações de juventude utilizam o termo ‘juventudes’ como forma de incorporar as diferentes realidades e manifestações dos jovens do Maranhão. Entende-se que a juventude é plural, dessa forma, o termo no singular não define essa diversidade.
http://www.oimparcial.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário