É com muita alegria que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra apresenta a todos interessados, pesquisadores e militantes das mudanças no campo brasileiro nossa Biblioteca Digital da Questão Agrária Brasileira.
Essa Biblioteca virtual, construída na internet, representou os esforços coletivos de muitos companheiros/as e agora a lançamos oficialmente, durante o encontro nacional de pesquisadores da reforma agraria, realizado na nossa Escola Nacional Florestan Fernandes.
O Objetivo da biblioteca é reunir e organizar em um só sítio eletrônico o máximo possível de material produzido no Brasil que contribui com a luta pela terra, pela Reforma Agrária, Agroecologia e Soberania Alimentar.
Acreditamos que agrupar esta produção de conhecimento facilitará a pesquisa e o estudo de todas e todos que atuam na área, além do incentivo e da ajuda na divulgação dos trabalhos comprometidos com essa luta.
Nossa biblioteca está dividida em doze sessões:
- Livro
- Artigo e ensaio
- Dissertação e tese
- Revista
- Jornal
- Caderno de estudo e Cartilha
- Documento
- Literatura e Cultura do Campo
- Poesia
- Cartaz
- Videoteca
- Páginas na Internet
NOVAS CONTRIBUIÇÕES E DE FORMA PERMANENTE
Contudo, nossa Biblioteca é um projeto coletivo e em construção permanente. Ocupamos a área virtual e já assentamos a primeira leva de conhecimento. Por enquanto, temos mais de 1.600 PDFs e centenas de materiais lincados.
Agora, o próximo passo depende da cooperação de todos/as que puderem contribuir. Confiram as temáticas de cada sessão e, se tiveres algum material, por favor nos enviem, que poderemos aglutinar, para estar à disposição para de todos. Ficamos no aguardo das contribuições, que deverão ser enviadas para questaoagrariabrasileira@gmail.com.
O endereço da Biblioteca é:
Vale destacar que esta Biblioteca, como poderão ver, é parte do projeto “Dados e textos sobre a luta pela terra e pela Reforma Agrária”, que ainda está em andamento e em breve será publicado.
Grande abraço, boa pesquisa, bom estudo!
Secretaria naiconal / setor de banco de dados
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
São Paulo, 12 de maio de 2014.
http://racismoambiental.net.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário