Durante
o evento, que acontece em São Luís, entre os dias 22 e 27 de julho,
alunos do Pronera apresentarão 12 trabalhos de pesquisa. Alunos do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) apresentarão trabalhos na 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), entre os dias 22 e 27 de julho. As pesquisas, que foram desenvolvidas por alunos do curso de Pedagogia, visam tornar público os saberes construídos durante o processo de formação desses estudantes, além de retratar a realidade maranhense. De acordo com a coordenadora pedagógica do Programa, Diana Diniz, um dos princípios básicos de formação do Pronera é incentivar o desenvolvimento de pesquisas. "Nós estimulamos e incentivamos os nossos alunos a participarem de eventos científicos, principalmente porque o programa está ligado ao mestrado em educação", ressaltou. Ela acrescenta ainda que o Pronera incentivou os alunos a elaborarem pesquisas para participarem da Reunião Anual da SBPC especialmente pela temática que o evento apresenta: "Ciência, cultura e saberes tradicionais para enfrentar a pobreza". Os trabalhos, que foram produzidos por alunos do 5º período do curso de Pedagogia, tratam principalmente sobre a realidade do Maranhão. São eles: - A luta pela terra no enfrentamento da pobreza no campo no município de Nina Rodrigues/MA - Educação do campo e comunidades tradicionais: reflexões acerca das percepções e contradições da educação no espaço rural do Médio Mearim maranhense - Processo de Lutas e Conquistas na comunidade Água Branca - Impactos da reforma agrária no Maranhão: a experiência do Projeto de Assentamento CIGRA, Lagoa Grande do Maranhão/MA - Contradições e conflitos no resgate histórico da comunidade Morada Nova - Monção/MA - A luta pela terra no assentamento Vila de Fátima, no município de Coelho Neto (MA) - Êxodo e Juventude Camponesa: reflexões acerca da migração de jovens da comunidade de Ludovico, Lago do Junco/MA - O papel das organizações de mulheres na luta pela preservação da Palmeira de Babaçu na comunidade Ludovico, Lago do Junco/MA - Identidade camponesa e processo organizativo no assentamento 1º de Janeiro, município de Palmeiras do Tocantins/TO - Ensino multiseriado e educação no campo: as consequências da multisseriação na Escola Elias Feitosa da Comunidade São José dos Mouras, Lima Campos/MA - O papel da igreja na luta pela conquista da terra no assentamento de Aparecida, Ludovico/Lago do Junco - MA - Educação do campo e juventude: estudo acerca das perspectivas dos jovens na comunidade de Centrinho do Acrisio, Lago do Junco/MA O programa - O Pronera foi criado desde abril 1998 com a finalidade de garantir a oferta de educação básica e superior aos assentados e filhos de assentados da reforma agrária. Além da UFMA, outras instituições, como a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Instituto Federal do Maranhão (IFMA), já desenvolveram ações pelo Programa. Em 14 anos do Pronera na UFMA, já foram desenvolvidas várias atividades no âmbito da educação. Essas atividades pedagógicas incluem ações que abrangem desde a alfabetização de jovens e adultos, passando pelo ensino fundamental de primeira a oitava série, até a formação pedagógica para os professores do campus. O mais recente vestibular para o curso de Pedagogia foi realizado em 2009 para atender 200 alunos, entre assentados e filhos de assentados. Além do curso de Pedagogia da Terra, o Pronera oferece, desde 2011, o de Territórios e Cidadania, cada um com 100 alunos. Na UFMA, vários departamentos já desenvolveram ações pelo Pronera como o Departamento de Educação II, Sociologia e Enfermagem. Atualmente, o Programa conta com quatro turmas e as atividades acadêmicas funcionam no Campus de Bacabal. Reunião Anual - Saiba mais sobre as atividades da 64ª Reunião Anual da SBPC e a programação científica preliminar no site do evento: http://www.sbpcnet.org.br/saoluis/home/. (Ascom da UFMA) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário